Fátima & Arredores

Cidade da Paz

História

Horários

Cultura

Fátima, cidade da Paz e «Altar do Mundo» como é hoje conhecida, é um dos mais importantes Santuários Marianos do mundo. Local de peregrinação e de encontro com o espírito, a vida e a fé, Fátima não se resume contudo apenas à envolvência espiritual.

A região onde se insere ,apresenta todo um conjunto de possibilidades culturais , património histórico e arquitectónico, recursos naturais e outros locais de interesse únicos; uma diversidade concentrada, o elemento diferenciador que lhe confere identidade e a distingue do resto do país. 

Fátima, pela sua excelente localização e depois de um período de relaxamento, espiritualidade e encontro com Deus, apresenta-se como um ideal ponto de partida para diversas visitas, inúmeros percursos e actividades que certamente satisfazem as mais variadas motivações de quem nos visita.

Situada nos contrafortes da Serra D’Aire, Fátima encontra-se no coração de Portugal. O enriquecimento económico, artístico e cultural proporcionado pelos árabes após a sua ocupação no Séc. VIII, começa a decair o que facilitou a reconquista cristã e a expulsão dos muçulmanos da Europa. A lenda deste período explica a origem do nome Fátima. 

Por esta altura um grupo de damas da corte acompanhadas pelos cavaleiros muçulmanos passeavam quando foram assaltados por cristãos armados chefiado por Gonçalo Hermingues, que ao entregá-los a D. Afonso Henriques, foi compensado com a mão de uma das donzelas capturadas de nome Fátima, a mais linda e nobre das donzelas casa-se com Gonçalo Hermingues. Infelizmente a jovem morreu cedo. Desesperado o marido procurou consolo no Mosteiro de São Bernardo em Alcobaça. Mais tarde o padre superior do mosteiro mandou levar o corpo da esposa para uma igreja construída ali perto. A partir desse momento o lugar onde surgiu a igreja chamou-se Fátima.

Nos Séc. Seguintes fala-se pouco sobre Fátima, era pequena de mais para aparecer nos mapas geográficos. Até ao ano de 1917, vivia do trabalho no campo (pastorícia, agricultura e produção de tecidos). Esse ano marcou um ponto crucial na história de Fátima, as aparições de Fátima aos pastorinhos. 

 

A cerca de 1 Km de Fátima, fica Aljustrel, a pequena aldeia onde nasceram as crianças. (Lúcia 22 de Março 1907, Francisco 11 Março de 1908 e Jacinta 10 de Março 1910). A 2 KM a oeste de Fátima estende-se uma das muitas depressões chamada Cova-da-Iria, local onde apareceu aos videntes a Nossa Senhora. Era uma propriedade rural pertencentes aos pais de Lúcia.

Em 1919 foi construída uma Capelinha das Aparições e no local onde se encontra a imagem de Nossa Senhora marca o sítio exato onde estava a pequena azinheira de um metro e pouco de altura, sobre a qual decorreram as aparições de 13 de Maio, Junho, Julho, Setembro e Outubro de 1917. A construção desta capelinha foi resposta ao pedido de Nossa Senhora: “Quero que façam aqui uma capela em minha honra”.

Fátima Horários Missas Atividades do Santuário

Consulte a informação em:

www.santuario-fatima.pt

Museu etnográfico

Excelente reposição etnográfica alusiva à vida e costumes da região. 

Horário: 10h00-13h00 e das 15h00- 19h00

Encerra- terça-feira

Tel: 249 532 828

 

Museu de arte sacra e etnologia

Contém cerca de três mil peças de arte sacra e material etnológico numa coleção de interesse artístico cultural. O Museu ilustra a religiosidade do povo português, a difusão do cristianismo entre os povos e o encontro com as culturas e religiões do mundo.

Horário: 1 de Abril a 31 de outubro 10h00 às 19h00

1 de Novembro a 31 de Março das 12h00 às 17h00

Encerra- segunda-feira

 

Museu de Cera de Fátima

História dos acontecimentos ocorrido em Fátima, composto por 30 cenas em cera.

Horário: 1 de Abril a 31 de outubro 9h30 às 18h30

1 de Novembro a 31 de Março das 10h00 às 17h00.

Tel: 249 539 300

 

Museu da Vida de Cristo 

Mais de 200 figuras em cera distribuídas por 33 cenas, tantas como os anos que Jesus viveu, vão retratar alguns dos momentos mais importantes da Vida de Cristo e da Fé Cristã.

Horário: 9h00 às 19h00

Tel: 249 530 680

 

Museu de Fátima- 1917 Aparições

Este museu pretende dar uma visão das aparições de Fátima, através de um espetáculo de luz e som e efeitos especiais que envolvem as 31 estátuas com trajes tradicionais da região.

Horário: 1 de Abril a 31 de outubro 9h00 às 19h00

1 de Novembro a 31 de Março das 9h00 às 18h00.

Tel: 249 532 858

 

Este Santuário foi alargando os seus horizontes com a construção de pequenos monumentos, que de alguma forma dão veracidade a todo este contexto de angariação de fé que se começou a notar desde 1917. 

A basílica iniciada em 1928 num estilo neobarroco encontra-se impregnada por si só pela mensagem de nossa senhora aos videntes, nela estão sepultados os três pastorinhos; as colunatas; a capelinha das aparições datada de 1919; a capela de Lausperene e a capela da Reconciliação; a igreja da Santíssima Trindade, da autoria do arquitecto grego Alexandros Trombazis e inaugurada em Outubro de 2007 aquando a 90ª aniversário das aparições, com 40 000 mt2 e cerca de 9 000 lugares sentados, é o 4º maior templo católico do mundo; a Cruz Alta, o monumento ao muro de Berlim, fragmento de betão que recorda a intervenção de Deus prometida em Fátima, na queda do Comunismo.

São “espaços” que simbolizam o triunfo da dignidade espiritual em detrimento do conceito egoísta de poder que vinculava por altura de 1917. 

Há ainda todo um conjunto de lugares complementares que marcam o caminho vicinal que os pastorinhos tomavam quando se deslocavam de Aljustrel onde moravam, para a Cova Da Iria, local do Santuário.

Por de trás da casa da Lúcia ficava o poço dos pastorinhos, local da 2ª Aparição do Anjo da Paz, hoje chamamos de Via Sacra ao local onde passavam os Pastorinhos. Aqui encontramos a Loca do Cabeço, local onde se deram as 1ªs e 3.ªs aparições do anjo.

Entre a 8.ª e 9.ª estação, fica o local designado por Valinhos, no qual apareceu Nossa Senhora pela 4.ª vez em 1919. Nesta odisseia por Fátima pode ainda visitar a Igreja Paroquial de Fátima, onde foram batizados os videntes. 

Aliados a toda esta envolvência real da história de Fátima poderá ainda visitar: a casa dos pastorinhos em Aljustrel: na casa da Lúcia e da família Marto conservam-se todo o mobiliário e objectos de uso doméstico e pessoal dos videntes. Ao fundo do quintal da Lúcia situa-se o poço onde o Anjo apareceu pela 2.ª vez em 1917.

Fátima & Arredores

Conhecer os Arredores

Existem na região inúmeros Monumentos Nacionais de grande interesse histórico e arquitetónico, alguns deles considerados pela UNESCO como património mundial. 

Mosteiro da Batalha

Apenas a 19km de Fátima, também conhecido como mosteiro de Santa Maria da Vitória, um dos maiores monumentos góticos de Portugal, gótico tardio ou gótico flamejante e decoração «Manuelina» que evoca a Epopeia dos Descobrimentos Portugueses e que remonta ao séc.XIV, considerado «maravilha do mundo;

A destacar e digno de visita , o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota.

Mosteiro de Alcobaça

A 40 km, também conhecido como Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça, mosteiro cisterciense do séc.XII, desde o início da nossa nacionalidade, constitui pelo seu valor artístico e arquitetónico e excecional significado histórico um dos monumentos Portugueses mais evocadores, sendo ainda considerada a mais pura e majestosa abadia erguida pelos monges de Cister em toda a Europa.

Convento de Cristo em Tomar

A 35 km, famoso pela sua ligação à Ordem dos Templários; de destaque a Janela do Capítulo do convento, sendo o mais conhecido exemplo de arquitetura Manuelina.

Repleta de história, de lendas e de tradições são testemunho, as várias vilas medievais e castelos que podemos encontrar na região, e muito próximo de Fátima.

Castelo de Ourém
Apenas a 12 km, o também conhecido como Paço dos Condes de Ourém, encontra-se em posição dominante sobre a vila medieval o considerado um dos mais belos castelos portugueses. A vila medieval de nome Abdegas, reconquistada por D. Afonso Henriques e condado de D. Nuno Álvares Pereira, reza ainda a história, e a sua ligação a Fátima, de que uma princesa Moura de nome Fatema se apaixonou pelo bravo cavaleiro templário Gonçalo Hermingues, e se converteu ao Cristianismo tomando o nome de Oureana, que por sua vez deu origem ao atual nome da vila de Ourém.

Castelo de Leiria
A 23km, é considerado o melhor exemplo de transformação residencial de um castelo no país, é um dos ex-libris da cidade e compreende outras atrações arquitetónicas, históricas e arqueológicas.

Castelo de Porto-de-Mós
Emblemático e erguido sobre um outeiro, é também conhecido como o Castelo de D. Fuas Roupinho, imortalizado nos versos de Camões e na lenda da Nazaré.

Castelo de Óbidos
Considerado uma das 7 Maravilhas de Portugal, é um exemplo da fortificação medieval portuguesa, erguido sobre um pequeno monte, outrora à beira mar, domina a planície e integra o conjunto da vila, que preserva as suas características medievais de maneira quase que cenográfica.

Se o seu interesse se concentra mais na descoberta da nossa costa, aqui não muito distante de Fátima, encontra algumas das praias mais belas e pitorescas de Portugal, como S. Pedro de Moel, Vieira, Pedrogão, destacando:

Nazaré
Considerada a mais típica praia Portuguesa, praia de pescadores, repleta de lendas e tradições; a destacar no «Sítio», a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e santuário, considerado um dos maiores centros de peregrinação e culto mariano de Portugal e a Ermida da Memória construída em memória ao Milagre de D. Fuas Roupinho…

S.Martinho do Porto
 
Com a sua baía deslumbrante, mar suave e propícia à prática de desportos náuticos.

Se a sua motivação não é tanto a cultural, mas sim uma necessidade de contato com a natureza, venha descobrir o que a nossa região tem para oferecer e o que a diferencia e distingue de qualquer outra região do nosso país.

Parque Natural da Serra d’Aire e Candeeiros:
Uma área protegida de cerca 39000 hectares, enquadrado no maciço calcário Estremenho abrangendo as duas serras que lhe dão o nome e ainda o planalto de Santo António e o planalto de São Mamede, é considerada a mais importante zona calcária de Portugal. Ao longo do tempo, através de processos geomorfológicos, os elementos naturais foram modelando a rocha, sobretudo de origem calcária, dando origem a mais de mil e quinhentas grutas.

Grutas de Mira d’Aire

Consideradas em 2010 uma das 7 Maravilhas naturais de Portugal, as Grutas da Moeda, Alvados e Santo António que desvendam tesouros e belezas com milhões de anos.

Monumento Natural das Pegadas dos Dinossauros 

Em pleno parque natural , encontra-se o maior trilho de pegadas de dinossauro do mundo! Localizado na vertente oriental da Serra de Aire a 10km de Fátima, localiza-se a jazida paleontológica das Pegadas dos dinossauros da Pedreira do Galinha. Esta notável jazida do Jurássico médio (com cerca de 175 milhões de anos de idade), contém não só o mais antigo e o mais longo registo mundial de saurópodes, como também, os testemunhos - excecionalmente bem conservados - de alguns dos maiores animais terrestres jamais existentes.

www.pegadasdedinossaurios.org

Eco parque Sensorial da Pia do Urso
Apenas a 9Km de Fátima, um local carregado de história, a Pia do Urso, oferece aos visitantes uma paisagem natural verdadeiramente deslumbrante, onde poderá apreciar também o magnífico trabalho de restauro das habitações típicas desta região serrana, em que a pedra e a madeira se constituem como os principais materiais utilizados.

Nesta aldeia recuperada, está também instalado o primeiro ECOPARQUE SENSORIAL destinado a invisuais, acompanhado de um circuito pedestre e composto por diversas estações interativas e lúdicas. Ao longo do percurso podem observar-se diversas formações geológicas, chamadas «pias», onde antigamente os ursos bebiam água, daí a origem do nome «Pia do Urso».
www.piadourso.com

Ligadas ao turismo de aventura e natureza, existem na região empresas de aventura que organizam diversas atividades, como Karts, BTT, Tiro ao Arco, Paint-ball, Todo-o-terreno, equitação, etc.
Destacamos o FunPark – Kartrodomo de Fátima, apenas a 5km do centro da cidade, no sopé da Serra d’Aire, onde encontrará um mundo de aventuras desde os Karts às mais diversas atividades ao ar livre, como escalada, slide, rappel, etc.

Consulte os sites para mais informações:
www.funpark.pt
www.templar.pt
www.aventura.pt
www.ribatejodigital.pt

Plano de Contigência
COVID 19