Fátima e Arredores » Fátima - História

Situada nos contrafortes da Serra D’Aire, Fátima encontra-se no coração de Portugal. O enriquecimento económico, artístico e cultural proporcionado pelos árabes após a sua ocupação no Séc. VIII, começa a decai o que facilitou a reconquista cristã e a expulsão dos muçulmanos da Europa. A lenda deste período explica a origem do nome Fátima.
  
Por esta altura um grupo de damas da corte acompanhadas pelos cavaleiros muçulmanos passeavam quando foram assaltados por cristãos armados chefiado por Gonçalo Hermingues, que ao entregá-los a D. Afonso Henriques foi compensado com a mão de uma das donzelas capturadas de nome Fátima, a mais linda e nobre das donzelas casa-se com Gonçalo Hermingues. Infelizmente a jovem morreu cedo. Desesperado o marido procurou consolo no Mosteiro de São Bernardo em Alcobaça. Mais tarde o padre superior do mosteiro mandou levar o corpo da esposa para uma igreja construída ali perto. A partir desse momento o lugar onde surgiu a igreja chamou-se Fátima.
Nos Séc. Seguintes fala-se pouco sobre Fátima, era pequena de mais para aparecer nos mapas geográficos. Até ao ano de 1917 vivia do trabalho no campo (pastorícia, agricultura e produção de tecidos). Esse ano marcou um ponto crucial na história de Fátima ,as aparições de Fátima aos pastorinhos.

A cerca de 1 Km de Fátima, fica Aljustrel, a pequena aldeia onde nasceram as crianças. (Lúcia 22 de Março 1907, Francisco 11 Março de 1908 e Jacinta 10 de Março 1910). A 2 KM a oeste de Fátima estende-se uma das muitas depressões chamada Cova-da-Iria, local onde apareceu aos videntes a Nossa Senhora. Era uma propriedade rural pertencentes aos pais de Lúcia.

Em 1919 foi construída uma Capelinha das Aparições e no local onde se encontra a imagem de Nossa Senhora marca o sítio exacto onde estava a pequena azinheira de um metro e pouco de altura, sobre a qual decorreram as aparições de 13 de Maio, Junho, Julho, Setembro e Outubro de 1917. A construção desta capelinha foi resposta ao pedido de Nossa Senhora: “Quero que façam aqui uma capela em minha honra”.



Sobre Fátima

Fátima - História
Situada nos contrafortes da Serra D’Aire, Fátima...
Þ ler mais


Fátima - Horários
Fátima Horários Missas Actividades do SantuárioConsulte...
Þ ler mais


Fátima - Cultura
Este Santuário foi alargando os seus horizontes com a...
Þ ler mais


Fátima Arredores

Rota dos Monumentos
Existem na região inúmeros Monumentos Nacionais...
Þ ler mais


Rota dos Castelos
Repleta de história, de lendas e de tradições...
Þ ler mais


Rota da Natureza
Se a sua motivação não é tanto a...
Þ ler mais


Rota das Praias
Se o seu interesse se concentra mais na descoberta da nossa costa,...
Þ ler mais


 
 
← voltar  |  topo ↑