Fátima e Arredores » Rota dos Castelos

Repleta de história, de lendas e de tradições são testemunho , as várias vilas medievais e castelos que podemos encontrar na região e muito próximo de Fátima.

- Castelo de Ourém:
Apenas a 12 km, o também conhecido como Paço dos Condes de Ourém , encontra-se em posição dominante sobre a vila medieval o considerado um dos mais belos castelos portugueses. A vila medieval de nome Abdegas, reconquistada por D. Afonso Henriques e condado de D. Nuno Álvares Pereira ,reza ainda a história , e a sua ligação a Fátima, de que uma princesa Moura de nome Fatema se apaixonou pelo bravo cavaleiro templário Gonçalo Henriques, e se converteu ao Cristianismo tomando o nome de Oureana, que por sua vez deu origem ao actual nome da vila de Ourém.

- Castelo de Leiria:
A 23km, é considerado o melhor exemplo de transformação residencial de um castelo no país, é um dos ex-libris da cidade e compreende outras atracções arquitectónicas, históricas e arqueológicas.

- Castelo de Porto-de-Mós:
Emblemático e erguido sobre um outeiro, é também conhecido como o Castelo de D.Fuas Roupinho, imortalizado nos versos de Camões e na lenda da Nazaré.

- Castelo de Óbidos:
Considerado uma das 7 Maravilhas de Portugal, é um exemplo da fortificação medieval portuguesa, erguido sobre um pequeno monte, outrora à beira mar, domina a planície e integra o conjunto da vila, que preserva as suas características medievais de maneira quase que cenográfica.



Sobre Fátima

Fátima - História
Situada nos contrafortes da Serra D’Aire, Fátima...
Þ ler mais


Fátima - Horários
Fátima Horários Missas Actividades do SantuárioConsulte...
Þ ler mais


Fátima - Cultura
Este Santuário foi alargando os seus horizontes com a...
Þ ler mais


Fátima Arredores

Rota dos Monumentos
Existem na região inúmeros Monumentos Nacionais...
Þ ler mais


Rota dos Castelos
Repleta de história, de lendas e de tradições...
Þ ler mais


Rota da Natureza
Se a sua motivação não é tanto a...
Þ ler mais


Rota das Praias
Se o seu interesse se concentra mais na descoberta da nossa costa,...
Þ ler mais


 
 
← voltar  |  topo ↑